recent posts

banner image

Igarapé Grande: Palestra sobre DSTs e Gravidez na Adolescência é realizado no povoado cariri

Compartilhe esta Notícia


Os jovens do povoado Cariri, município de Igarapé Grande,  tiveram nesta quarta-feira (13) de Fevereiro uma importante palestra sobre DSTs e Gravidez na Adolescência realizado pela equipe da UBS Cariri. O objetivo da palestra foi proporcionar informações e orientações para os Jovens  que ali moram, essa palestra teve a importância de preparar os jovens para a vida, para tudo o que poderá acontecer.

O palestrante foi o agente comunitário de saúde Francisco das Chagas , que com muita experiência na área, conseguiu transmitir de forma clara e bastante interessante o assunto com os jovens em uma roda de conversa, prendendo a atenção de todos e promovendo uma série de perguntas as quais foram esclarecidas e e assuntos fundamentais para que os jovens pudessem compreender a importância da prevenção, teve também sorteios de Brindes.


Agente de Saúde Franciso das Chagas (Kiko) Participou de uma roda de conversas com os jovens 


 Através da palestra foi explicado que doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), antigamente chamadas de doenças venéreas, são aquelas que você adquire ao ter contato sexual com alguém que já tenha DST. 

Causadas por várias bactérias e vírus, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres. Ainda que algumas doenças sexualmente transmissíveis tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida (não têm cura). Doenças sexualmente transmissíveis podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa. Especialistas acreditam que ter uma doença sexualmente transmissível eleva as chances da pessoa ser infectada com o HIV, o vírus que causa AIDS.

É muito comum a pessoa não apresentar sintomas das doenças sexualmente transmissíveis, na maioria das vezes nos estágios iniciais da doença. Isso pode ocasionar a falta de tratamento até que a doença fique severa. A falta de tratamento precoce pode causar problemas sérios como infertilidade. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem passar para o bebê durante o parto ou gravidez.

Com relação a adolescência e gravidez, foi observado que quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois trazem crises e conflitos. 

O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

Nos últimos anos, o número de gravidez entre as adolescentes vem aumentando. E este é um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias conseqüências para a vida dos pais adolescentes e da criança. Por isso, é uma questão que deve ser levada a sério.

As maiores partes destas adolescentes, não estão preparadas financeiramente, nem emocionalmente para serem mães, e muitas vezes por não terem o apoio dos pais, são obrigadas a deixar os estudos de lado, e muitas vezes fogem de casa.

Foram destacados também os principais fatores que contribuem para a gravidez na adolescência, os quais são:

• Falta de informação sobre os métodos contraceptivos.
• Falta de orientação da família, escola e sociedade.
• O uso de drogas e bebidas alcoólicas também interferem na contracepção.

• Algumas adolescentes planejam engravidar para tentar tornar realidade o desejo de se casar.

Esteve presentes os agentes de Saúde da equipe Cariri e a enfermeira Lilian Raquel.


Agente de Saúde e palestrante Francisco das Chagas

Agente de Saúde Maura 

Agente de Saúde Nete 

Enfermeira Lilian Raquel 


Igarapé Grande: Palestra sobre DSTs e Gravidez na Adolescência é realizado no povoado cariri Igarapé Grande: Palestra sobre DSTs e Gravidez na Adolescência é realizado no povoado cariri Reviewed by Blog do Victor Macedo on 13:07 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.