recent posts

banner image

Igarapé Grande: Confira os postos de Vacinação do dia "D" Vacinação Contra Poliomelite e Sarampo que será realizado neste Sábado (18/08)

Compartilhe esta Notícia

É indispensável apresentar o Cartão de Vacinação da Criança e o Cartão SUS. O “Dia D”, de intensificação da mobilização, está agendado para este Sabado 18 de agosto. Nesta data, todas as UBSs do município de Igarapé Grande estarão abertas, das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação das crianças da faixa etária recomendada Todas que tiverem de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra de ambas as vacinas, independentemente de estarem ou não com o Cartão de Vacinação em dia.

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para crianças de um a quatro anos, independentemente da situação vacinal. A meta é imunizar 95% delas. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução dessas doenças no país.

Dia D 18/08 (Sábado)

Postos de vacinação: que estarão Funcionando em Igarapé Grande>> Confiram


Secretaria de Saúde (Rua São Francisco )

Praça Mariano Costa ( Avenida João Carvalho)

Conselho Tutelar ( Rua das Laranjeiras)

Peti  (Bairro Trizidela)

Posto Santa Madalena ( Avenida Santa Madalena)

CRAS ( Bairro Mutirão)
Das 08:00 as 12:00

Quem não pode?
Gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune) .

A vacina é segura?
Sim, afirmam o Ministério da Saúde e a SBim (Sociedade Brasileira de Imunizações). Ela é feita de vírus atenuado (enfraquecido) e em décadas de imunização no mundo inteiro, apenas casos de alergia a produtos do leite contidos na vacina foram reportados.
Hoje, no entanto, há vacinas sem traços de lactoalbumina (proteína do leite da vaca).

A vacina tem reforço?
Não. Duas doses valem para a vida inteira. Quem já teve a doença também está protegido.

O que tem dentro da vacina?
A vacina oferecida na rede pública é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Dentro da vacina, há os três vírus enfraquecidos, albumina e aminoácidos (proteínas), sulfato de neomicina (medicamento usado contra infecções), sorbitol (um tipo de açúcar derivado do álcool) e gelatina.

Algumas vacinas contêm traços de proteína do leite da vaca.

O que é o sarampo? Quais os sintomas? É grave?
O sarampo é uma doença causada por um vírus, que já foi muito prevalente na infância de todas as crianças brasileiras, mas está eliminada do Brasil desde os anos 1990 -- apesar dos surtos pontuais desde então.

Os sintomas começam com febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento no nariz, informa a Fiocruz. Pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. No limite, a doença provoca lesão cerebral e morte.

Manchas vermelhas na pele são uma característica conhecida da doença. Elas aparecem primeiro no rosto e vão em direção aos pés.

O vírus também pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo.

Todo mundo pode pegar sarampo? Como é a transmissão? Como prevenir?
Sim. "A doença tem distribuição universal", diz o Ministério da Saúde.
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa para pessoa, por tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é considerada altamente contagiosa e a única forma efetiva de prevenção é a vacina.

Tem teste para identificar o sarampo?
O teste para verificar a presença do vírus é feito por meio da identificação de anticorpos específicos contra o micro-organismo. Só é possível fazer o exame, no entanto, na fase aguda da doença -- desde os primeiros dias até quatro semanas após o surgimento das alterações na pele.

Algum grupo está mais vulnerável? Há algum 'grupo de risco'?
Todos podem pegar a doença, mas recém-nascidos estão mais vulneráveis. Gestantes, imunossuprimidos (pessoas com doenças que abalam fortemente a imunidade) e aqueles com grave problema de desnutrição estão mais suscetíveis a infecções graves.

Tem tratamento?
Segundo o Ministério da Saúde, não há tratamento específico para o sarampo. É recomendável a administração de vitamina A para reduzir casos fatais.

Já nos casos sem complicações mais graves, é recomendável manter a hidratação, uma boa alimentação e o controle da febre.

Igarapé Grande: Confira os postos de Vacinação do dia "D" Vacinação Contra Poliomelite e Sarampo que será realizado neste Sábado (18/08) Igarapé Grande: Confira os postos de Vacinação do dia "D" Vacinação Contra Poliomelite e Sarampo que será realizado neste Sábado (18/08) Reviewed by Blog do Victor Macedo on 15:41 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.