recent posts

banner image

Igarapé Grande>>Boletim Igarapé as últimas da cidade 18.04.18

Compartilhe esta Notícia

Prefeito Erlanio Xavier dá total apoio aos jovens do Grupo de Oração novo viver de Cariri em realização do V Arrastão de Jovens para Cristo 2018.



Neste sábado (14), Prefeito Municipal Erlanio Xavier juntamente com a Secretária de Cultura Evanucia Calisto, realizou uma reunião em seu gabinete na Prefeitura, com os jovens do grupo de Oração Novo viver do povoado Cariri, uma reunião nunca vista em Igarapé Grande aonde o gestor municipal conversou, ouviu e deu toda atencão e respeito aos jovens.



no início o Prefeito cumprimentou a todos os jovens de um por um, em seguida conversou com os jovens, ouviu sugestões e ouvir também as reivindicações para a realização do V Arrastão de Jovens para Cristo 2018.


E com todo respeito e compromisso que o prefeito Erlanio Xavier tem com os jovens de todo Igarapé Grande ele atendeu as reivindicações, e ainda deu total apoio ao Festejo do povoado cariri, o bom mesmo vou ver o sorriso de alegria no rosto de cada jovem em saber que prefeito atendeu as todas expectativas, em seguida serviram um maravilhoso Lanche.
Secretária Municipal do Meio Ambiente de Igarapé Grande, Simone Bacarias Participa do I Seminário sobre Gestão de Resíduos Sólidos.
Secretária do Meio Ambiente Simone Bacarias, Zilda Veloso do Ministério do Meio Ambiente, Ticiane de Oliveira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


A Secretária Municipal de Meio Ambiente de Igarapé Grande, Simone Bacarias e a Secretária Municipal de Agricultura Aparecida Ferreira, participaram nesta terça-feira (17) em São Luís, do I Seminário sobre a Gestão dos Resíduos, com a temática : A realidade da gestão dos resíduos sólidos nos municípios maranhenses.


Secretária do Meio Ambiente Simone Bacarias e Secretária de Agricultura Aparecida Ferreira.


O evento aconteceu no auditório da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, entre outras autoridades.




Evento


“O governo federal deve adotar uma política eficaz para a destinação de resíduos sólidos nos municípios. Ele discute, elabora projetos, mas não conversa com os municípios, onde estão os problemas. Quais as razões de se construir aterros sanitários, se não se dispõe de recursos para a implantação de usinas de reciclagem? Na minha opinião, União e Estados deveriam regionalizar os aterros, porque a atual política de destinação de resíduos é excludente para os municípios, pela falta de recursos”.


A afirmação acima foi feita pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, durante a abertura do I Seminário Sobre Gestão de Resíduos, que aconteceu no auditório daquela entidade, na manhã desta terça-feira (17).


O diretor administrativo da FAMEM, Gildásio Ângelo destacou, em rápido pronunciamento, a importância do evento, de acordo com as diretrizes da Federação em munir os gestores de qualificação técnica sobre o tema e apontou uma solução que acompanhou na Argentina, onde os resíduos são transformados em adubo.


Já o promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto, que proferiu  palestra abordando a atuação do Ministério Público frente à política de resíduos sólidos no Estado do Maranhão,  afirmou que a lei 12.305/2010, que trata do assunto, não estabelece apenas a construção de aterros, mas normatiza todo um processo de preservação ambiental.


Fernando Barreto mostrou a importância dos catadores de  resíduos recicláveis no que concerne a economia e a preservação do meio ambiente. No entendimento do representante do Ministério Público, os poderes públicos deveriam ajudar os catadores para que se organizem em cooperativas, por conta do importante papel que cumprem  nesse processo.


Também foram palestrantes no seminário, Karina Sousa, do Ministério das Cidades, Zilda Veloso, do Ministério do Meio Ambiente, Ticiane de Oliveira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ana Lima, engenheira e consultora  ambiental.

Quadrilha Junina Estrela da Manhã de Igarapé Grande recebeu total apoio do Prefeito Erlanio Xavier.

No finalzinho da tarde de sábado (14/04), a direção e Integrantes da Quadrilha Junina Estrela da Manhã, participaram de uma reunião na prefeitura Municipal de Igarapé Grande, juntamente com o prefeito Erlanio Xavier, Secretária de Cultura Evanucia Calisto, Rodrigo paz, nessa reunião a direção da junina fez algumas reivindicações, e também tratou sobre assuntos relacionados a apresentação da Junina nos Arraias do Maranhão.

Estava também participando da reunião, o presidente da Federação Maranhense de Quadrilhas o Jovem Maurício o mesmo parabenizou o prefeito Erlanio Xavier pelo arraial que foi realizado no ano passado e também pela atenção que vem dando as Quadrilhas. 

O Prefeito Erlanio Xavier logo atendeu todas as reivindicações e deu total apoio a Quadrilha Junina Estrela da Manhã e também garantiu a Apresentação da Junina em dois Arraiais da Capital São Luís. 

Os Integrantes e a direção ficaram muitos satisfeitos, com a resposta do prefeito Erlanio Xavier, Prefeito esse que sempre vem dando suporte para os jovens e para cultura da cidade.

A Quadrilha Junina Estrela da Manhã foi selecionada para se apresentar no Arraiá da Mira em Imperatriz, no maior Arraial do Maranhão, vai está se apresentando para milhares de pessoas sendo assim a única representante da cidade de Igarapé Grande. Essa é 10ª edição do arraiá da mira, e reunirá as melhores quadrilhas do Estado do Maranhão em quatro noites de espetáculos, onde disputarão o título de campeã.

A grande campeã representará o Maranhão no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste no dia 24 de Junho em Goiana, Pernambuco.










Fotos e Notícias do Blog parceiro Igarapé Grande de Todos!!!
Igarapé Grande>>Boletim Igarapé as últimas da cidade 18.04.18 Igarapé Grande>>Boletim Igarapé as últimas da cidade 18.04.18 Reviewed by Blog do Victor Macedo on 16:35 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.