recent posts

banner image

Polícia procura por responsáveis do incêndio em base da Funai no MA

Compartilhe esta Notícia

Polícia ainda não sabe quem incendiou baseda Funai no Maranhão
A polícia ainda não tem pistas dos responsáveis pelo incêndio na base da Fundação Nacional do Índio (Funai) que ocorreu na última sexta-feira (12), na zona rural do município de Zé Doca, a 302 km de São Luís.

A base que fica localizada em uma área de difícil acesso e é marcada por conflitos entre índios, pecuaristas e madeireiros. Duas hipóteses para o crime são trabalhadas pelas autoridades. A primeira é que a base teria sido incendiada por madeireiros que estariam insatisfeitos com as operações de combate a serrarias clandestinas que foram destruídas recentemente.

Também é trabalhada a suspeita de que criadores de gado da região tenham sido os responsáveis pelo incêndio, após 40 animais terem sido mortos e a suspeita recair sobre os índios que vivem na região.

Após o incêndio, a Polícia Militar intensificou a ronda na região e aguarda a chegada de uma equipe da Polícia Federal que irá investigar o caso já que área onde a base localizada é de responsabilidade federal.
Área onde fica localizada base da Funai é de responsabilidade federal. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Um funcionário da Funai que não quis se identificar e trabalha no local, disse que no momento do ataque não havia ninguém na base já que às vezes ele e um colega precisam ir à cidade fazer compras ou resolver alguma questão burocrática. O incêndio destruiu alguns aparelhos eletrônicos e objetos dos funcionários.

Todos os cômodos da sede e de um galpão foram atingidos pelas chamas e em uma sala logo na entrada do prédio principal, as labaredas chegaram até o teto. O ataque também se estendeu a uma ponte que fica localizada entre o povoado Nova Conquista e a base da Funai, os autores do crime incendiarama ponte e somente algumas tábuas queimaram. Com as toras de madeira que ficaram ainda é possível que os carros transitem no local. A polícia acredita que o estrago na ponte e na base só não foi maior porque o tempo está chuvoso na região.
Responsáveis pelo ataque na base ainda atearam fogo em ponte que separa o local do povoado Novo Horizonte em Zé Doca (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Sobre a base


A base da Funai fica localizada em uma fazenda que foi transformada em posto do órgão depois que em 2014 todos os fazendeiros que ocupavam irregularmente o local foram expulsos pela Justiça. A área faz parte da terra indígena Awá onde vivem os índios Capôe Aguajá.A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) éo órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, responsável por promover osdireitos dos povos indígenas no território nacional, garantidos pela Constituição de 1988. A instituição foi criada no ano de 1967.
Funai é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. (Foto: Reprodução/TV Mirante)


Fonte: G1 Maranhão


Polícia procura por responsáveis do incêndio em base da Funai no MA Polícia procura por responsáveis do incêndio em base da Funai no MA Reviewed by Blog do Victor Macedo on 19:17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.