recent posts

banner image

GOVERNADORA ROSEANA INAUGURA BIBLIOTECA EM LAGO DOS RODRIGUES-MA

Compartilhe esta Notícia


 Na Região do Médio Mearim, o segundo município contemplado com as ações do Governo Itinerante foi Lago dos Rodrigues, nesta quinta-feira (11) - o outro foi Lago do Junco. Os serviços em áreas diversas levados pela Caravana prosseguirão nesta sexta-feira (12). Em Lago dos Rodrigues, a governadora Roseana Sarney, acompanhada de comitiva, inaugurou a Biblioteca Municipal e visitou o Hospital de 20 leitos, o primeiro inaugurado pelo programa Saúde é Vida.
Roseana Sarney ressaltou que todas as secretarias de Estado estão envolvidas neste trabalho, que leva informação, serviços e capacitação para a população. “O município de Lago dos Rodrigues foi o primeiro a receber uma unidade construída pelo programa Saúde é Vida, que vem reestruturando o setor no Maranhão, e agora estamos inaugurando a biblioteca para crianças e jovens terem acesso à leitura, pois a educação é fundamental para a população. E o que nós queremos é melhorar a vida das pessoas”, afirmou a governadora, destacando que já foram inauguradas 80 bibliotecas em todo o Estado.
O prefeito Valdemar Sousa Araújo falou da parceria com o Governo do Estado e ressaltou as ações do Itinerante. “Estamos muito felizes com mais essa obra entregue no município, a população também fica feliz em ver essa atenção que a governadora e o governo nos dão. E as ações da caravana em Lago dos Rodrigues são muito importantes para os cidadãos”, disse.
Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal Professora Zilma Matias da Paz foi inaugurada pela governadora Roseana Sarney, acompanha do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, do prefeito Valdemar Araújo e da diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima.
Divulgação
O espaço, construído por meio da parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, ganhou acervo atualizado e conta com edições de livros, revistas, CDs e DVDs, além de publicações na linguagem Braille, como forma de promover a inclusão social, totalizando cerca de 2.500 obras. O local ganhou ainda um espaço infantil, intitulado Monteiro Lobato.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema) também contribuiu com a doação de livros para a biblioteca. Ao todo, foram selecionados 26 títulos de diversas áreas de conhecimento. Além dos livros, incluem o pacote de exemplares da revista “Inovação”, produzida e editada pela Fapema.
Mutirão na Saúde
No Hospital de Lago dos Rodrigues, uma das primeiras unidades de 20 leitos, entregue por meio do Programa Saúde é Vida, o destaque foi para o mutirão de cirurgias de catarata e glaucoma. Nessa quinta-feira (11), os pacientes passaram por exames médicos para avaliar a gravidade do caso. Nesta sexta-feira (12), terá início a fase de cirurgia, com aqueles pacientes com o problema em estado mais avançado. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 50 cirurgias de catarata.
O lavrador José Gomes Machado, de 71 anos, foi ao hospital em busca de consulta oftalmológica, e segundo ele, o mutirão veio em uma boa hora para a população. “Facilitou muito esse Governo Itinerante, pois como sou lavrador preciso da visão para trabalhar, afirmou.
Ainda nesta quinta-feira (11), foi realizado um mutirão de cirurgias de hérnia inguinal ou por via umbilical. De acordo com o cirurgião Luiz Alfredo Guterres, foram 13 pacientes e 16 cirurgias, pois em alguns pacientes foi necessária mais de uma intervenção. Ele afirmou que todas as cidades visitadas pelo governo, que já possuem uma unidade construída pelo Saúde é Vida, terão mutirões de cirurgias.
Ainda no hospital, diversas ações de saúde foram oferecidas. Entre eles, consultas médicas, vacinação para atualização das cadernetas de crianças, adultos, gestantes e idosos, exames de prevenção do câncer ginecológico em mulheres em idade fértil, controle de hipertensão e diabetes (com teste de glicemia, colesterol rápido, aferição de pressão arterial) e exames de análises clínicas.
Serviços de Utilidade Pública
Outros serviços têm sido levados para a população, entre eles, o de emissão de documentos, como Carteira de Identidade e de Trabalho, CPF e Título de Eleitor, além da segunda via de todos os documentos. A ação gratuita é realizada pela unidade móvel do Viva Cidadão, que continua a atender a população de Lago dos Rodrigues até o dia 17 de abril.
A lavradora Cleonice Costa Silva ressaltou a importância do atendimento em Lago dos Rodrigues. “A gente estava precisando de um serviço desses por aqui. Vim para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade e fazer isso de graça é ainda melhor”, contou.
Já a aposentada Zeneide Cosme Oliveira, aproveitou e levou toda a família para tirar a documentação. “A gente ia ter que ir para outro local e muita gente não tem como ir. Trouxe meu marido, filhos e netos para tirar os documentos”, afirmou.
Mais serviços
A governadora Roseana Sarney realizou a entrega de sementes selecionadas de feijão aos pequenos produtores agrícolas. A entrega é uma parceria entre as Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).
Houve, também, foi a inclusão do Carro Laboratório Ciência-Móvel, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), que levou aos municípios e seus estudantes diversas experiências nas áreas de física, química e biologia.
Em Lago do Junco e em Lago dos Rodrigues, de forma simultânea, estão sendo realizados diversos serviços oferecidos pelos órgãos do Estado. Participam as secretarias de Estado de Comunicação Social (Secom), Programas Especiais, Saúde (SES), Educação (Seduc), Infraestrutura (Sinfra), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Assuntos Estratégicos (Seae), Assuntos Políticos (Seap), Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Cultura (Secma), Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Igualdade Racial (Seir), Mulher (Semu), Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), Segurança Pública (SSP), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Fazenda (Sefaz), Articulação Institucional (Seai), Juventude (Sejuv) e a de Turismo (Setur), além da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defensoria Pública.
GOVERNADORA ROSEANA INAUGURA BIBLIOTECA EM LAGO DOS RODRIGUES-MA GOVERNADORA ROSEANA INAUGURA BIBLIOTECA EM LAGO DOS RODRIGUES-MA Reviewed by Blog do Victor Macedo on 09:42 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.