recent posts

banner image

BRASIL CONQUISTA ENEACAMPEONATO DA COPA AMÉRICA::

Compartilhe esta Notícia

A hegemonia nas Américas está mantida. Apoiado pelos 2.500 torcedores que lotaram as arquibancadas da arena montada na Praia do Gonzaga, o Brasil venceu o México por 4 a 2 (gols de Buru, 2), Benjamin e André, para os brasileiros, Villalobos e Plata, para os mexicanos), há pouco, na manhã deste domingo (20), nas areias de Santos, conquistando o título da IX Copa América e comemorando o eneacampeonato invicto da competição. Esta foi a 18ª vitória brasileira sobre os mexicanos e a 30ª da história da Seleção Brasileira em 30 partidas no campeonato. Na preliminar, a Argentina derrotou os Estados Unidos por 3 a 1 (gols de Franceschini, Medero e De Ezeyza, para os hermanos, Xexeo, para os americanos), garantindo o terceiro lugar. Após o término do torneio, a organização anunciou as premiações individuais, seguindo eleição pela imprensa especializada: Villalobos e Plata – México ("Artilheiros", com três gols), Leandro Fanta – Brasil ("Melhor goleiro") e Bueno – Brasil ("Melhor jogador"). O próximo compromisso da Seleção Brasileira será a Copa das Nações, enfrentando México, Suíça e Holanda no quadrangular que será disputado no próximo fim de semana, em Santos. Este foi o primeiro título da Seleção Brasileira em 2013, o primeiro de Júnior Negão como treinador, triunfo que rendeu muitos elogios à equipe.
"Voltou a alegria! O Brasil jogou como Brasil nessa Copa América, assumindo a responsabilidade de termos os melhores jogadores. Não podemos jogar com medo, temos que ir pra cima e decidir o jogo, com alegria e estilo. E foi isso que fizemos. Todos estão de parabéns, estamos felizes, a torcida compareceu, saiu feliz e isso dá orgulho. Era o que a gente queria", vibrou Negão.
"Quero dividir esse prêmio de 'Melhor jogador' com toda a equipe, jogadores, comissão técnica… Fiquei parado um ano e meio por causa de uma lesão e voltei ano passado, fiquei longe da Seleção Brasileira mais de três anos e voltar assim, sendo campeão e eleito ‘Melhor Jogador’, não podia ser melhor. Fizemos um bom torneio, é início de trabalho, nosso objetivo é o Qualifier, a vaga na Copa do Mundo, e estamos no caminho certo. Mostramos bom futebol e vencemos, isso foi o mais importante", afirmou o capitão Bueno.
O México permanece em Santos. Plata lembra que a Copa das Nações será muito difícil e que a "estada" no litoral paulista serve de preparação para as Eliminatórias Concacaf, ainda sem data.
"Agora temos um desafio mais duro, enfrentar seleções como Holanda e Suíça, além do Brasil, mas espero que esse tempo aqui em Santos nos fortaleça muito para as Eliminatórias. Foi bom terminar a Copa América como um dos artilheiros ao lado do Villalobos, essa é parte do nosso trabalho", comentou o camisa 11.
O Brasil começou o jogo pressionando. Buru testou Estrada logo no primeiro minuto de partida e Benjamin, depois de roubar a bola de Rodriguez, bateu com perigo, rente à trave. Sem dar espaços aos mexicanos, os brasileiros trocavam passes com tranquilidade, mantendo a posse de bola e tentando vencer a boa defesa adversária. Contando com o apoio da torcida, o Brasil reclamou de um pênalti sofrido por Jorginho, quando o atacante foi derrubado por Estrada na área. Negão mexeu, mandou Datinha e Daniel à quadra, mas o Brasil não chegava muito ao ataque. Jorginho tentou de bicicleta, mas era pouco. O México cresceu, adiantou a marcação e Plata obrigou Leandro Fanta a se esticar todo. Antes do apito, López bateu de longe e o camisa 12 do Brasil fez outra boa defesa.
A Seleção Brasileira voltou no mesmo ritmo no início da segunda etapa. Xavier chutou forte, a bola quicou e quase enganou Estrada, que ainda se recuperou para mandar para escanteio. Em seguida foi a vez de Benjamin assustar o camisa 12 mexicano. Anderson também arriscou, chutando por cima. O gol parecia perto e saiu depois de boa trama do ataque. Datinha arrancou e tocou para Daniel na direita, o defensor cruzou rasteiro e André chutou, de bico, no canto de Estrada: 1 a 0, aos 5'30". Villalobos quase empatou em chute de virada que passou raspando a trave de Fanta. O segundo gol quase saiu aos 6'52". Fernando DDI achou Buru na entrada da área, ele ganhou de Rodriguez e bateu forte, Estrada espalmou e a bola explodiu no travessão. E foi novamente após bonita triangulação do ataque que o Brasil aumentou. Jorginho lançou Bruno Xavier pelo alto, o camisa 8 tocou por cobertura na saída do goleiro e Buru chegou para completar: 2 a 0, aos 9'26", placar do segundo período.
O México diminuiu logo no primeiro minuto da etapa final. Na dividida de bola dentro da área, Benjamin derrubou Plata. O mexicano bateu com categoria e marcou: 2 a 1, aos 1'08". Só que o Brasil tinha Benjamin. E o camisa 10 mostrou toda sua qualidade em jogada individual que teve dribles e até lençol em Catti antes de sofrer pênalti. Chute forte, Estrada de um lado e bola no meio do gol: 3 a 1, aos 1'38". Numa bobeada da defesa, Bueno deixou Villalobos virar para chutar de primeira: 3 a 2, aos 2'47". O Brasil não sentiu o gol. E mostrou que os treinos no Leme deram resultado. Em jogada ensaiada, numa cobrança rápida de lateral, Bruno Xavier achou Buru, que se antecipou à Plata e completou de cabeça: 4 a 2, aos 3’58”. O cronômetro corria, das arquibancadas vinham os gritos de "é, campeão!" e "olé", e mesmo à frente no placar, o Brasil atacava. o México buscava desesperadamente o gol, mas Fanta, mostrando segurança e reflexos, garantiu o resultado.
Copa das Nações
Passada a IX Copa América, Santos se prepara para receber a Copa das Nações, no próximo fim-de-semana, entre os dias 25 e 27. Quatro seleções estão confirmadas no torneio: Brasil, México (classificada pela IX Copa América), Suíça e Holanda – substituindo a Itália. A Seleção Brasileira, tetracampeã da Copa do Mundo Fifa (2009/2008/2007/2006), busca o bicampeonato (venceu a primeira edição, em 2007) e terá pela frente dois vice-campeões mundiais (México/2007 e Suíça/2009) e a surpreendente Holanda, que será uma das representantes da Europa na Copa do Mundo Fifa Taiti 2013, competição que será disputada entre os dias 18 e 28 de setembro, em Papeete.
BRASIL CONQUISTA ENEACAMPEONATO DA COPA AMÉRICA:: BRASIL CONQUISTA ENEACAMPEONATO DA COPA AMÉRICA:: Reviewed by Blog do Victor Macedo on 12:58 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.